segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Shurato


"A Guerra Celestial de Shurato"), ou simplesmente Shurato (em japonês: シュラト, Shurato?), é uma série de mangá criada por Hiroshi Kawamoto e transformada em anime pela Tatsunoko Productions. Tanto o anime e o mangá seguem as tentativas dos deuses de Asra em dominar o Mundo Celestial. Shurato, o personagem título, foi trazido para o campo de batalha e se torna um membro essencial dos Oito Guardiões do Povo de Deva e luta para resgatar a deusa Vishnu. Tanto no mangá e anime, Asra é representado por Indra, cujos subordinados engajam Shurato e seus companheiros em diversas ocasiões.
O mangá de Shurato começou a ser publicado no final da década de 1980 na magazine Shōnen King da revista Shōnen Gahosha e foi animado pelos estúdios da Tatsunoko Productions. Estreou na TV Tokyo em 6 de abril de 1989 e continuou até 18 de janeiro de 1990, gerando 38 episódios,[1] ainda que seu final só tenha sido mostrado no OVA auto-intitulado de 1991. Algumas edições internacionais do anime foram feitas, ainda assim os países em que obteve maior sucesso foram Japão, França e Brasil.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Berserk


Berserk (em japonês: ベルセルク, Beruseruku?) é o título de um mangá, que posteriormente foi adaptado como anime, criado em 1988. Trata da história de Gatts (em japonês: ガッツ, Gattsu?) (também grafado como Guts em outras traduções), um personagem incomum em uma espécie de Terra alternativa, de aspectos medievais. O tema pretende evidenciar a natureza humana de forma crua e extremada. O anime retrata apenas a primeira metade do mangá. Apesar deste ser considerado violento, o mangá vai ainda mais fundo em situações não recomendadas para menores.

Gatts é um homem que cresceu no campo de batalha. Sua vida foi cheia de desgraças desde seu nascimento, quando a mulher do comandante de um tropa mercenária o encontrou ainda criança no chão, abaixo do cadáver de sua mãe enforcada. Tendo recentemente perdido um bebê, e ainda carregando o trauma por tal fato, a mulher, chamada Shisu (em japonês: シス, Shisu?), adota o menino, apesar da oposição dos homens da tropa, que acreditam tratar-se de mau agouro. Três anos depois, Shisu morre vítima da praga, e Gatts passa a ser criado pelo líder dos mercenários, Gambino (em japonês: ガンビーノ, Gambīno?). Este homem trata Gatts de forma rigorosa e violenta. Ao mesmo tempo em que forja seu espírito e o prepara para a vida de agruras de um "soldado da fortuna", Gambino também extravasa seu ressentimento devido à morte da mulher. Nesta época ele desenvolve uma característica marcante: o uso de espadas enormes. Isto porque, não havendo armas menores para o menino, ele é obrigado a lutar usando espadas normais, mas que são pesadas para seu tamanho. À medida que cresce, o garoto irá aumentar gradativamente o tamanho da lâmina de suas armas, até chegar à devastadora Dragon Slayer, um maçico de ferro do tamanho de um homem adulto.

Entre os eventos da infância de Gatts, o que mais o marca é o estupro que sofre por parte de um de seus companheiros, que o teria "alugado" de Gambino (Gatts não fica sabendo deste detalhe por algum tempo). Alguns anos depois, após acidentalmente matar Gambino, Gatts é perseguido por seus antigos companheiros e forçado a fugir. Tendo sobrevivido a uma batalha contra uma alcatéia de lobos, onde demonstra um pouco do espírito berserker que o acompanhará por toda a vida, ele é aceito por outro grupo mercenário, e segue sua vida.

Anos depois, vemos Gatts no lado perdedor de mais uma batalha na Guerra dos 100 Anos entre os reinos de Tudor (claramente inspirado na Inglaterra de nosso mundo) e Midland (aparentemente, baseado na França). Nesta, ele encontrará o segundo homem a marcá-lo para sempre: Griffith (em japonês: グリフィス, Gurifisu?). O carismático líder do Bando do Falcão (em japonês: 鷹の団, Taka no Dan?), tropa mercenária que já se destaca entre ambas as forças em conflito. Cooptado pelo Bando após ter sido facilmente derrotado pelo Falcão Branco (alcunha pelo qual Griffith é conhecido), Gatts entrará na chamada Era de Ouro de sua vida (e do mangá).

Setial Experiments Lain


Serial Experiments Lain (シリアルエクスペリメンツレイン, shirialu ekusuperimentsu lein) é uma série anime japonesa de 1998 com 13 episódios. Com o objetivo de analisar o publico para um tema considerado inovador em sua época. Um dos animes com maior repercussão nos Estado Unidos, comparado ao maior sucesso do segmento, Akira.

Lain, uma jovem adolescente solitária, desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired (uma versão melhorada da Internet), após a morte de uma das suas colegas de escola. Um e-mail enviado por esta, após a sua morte, explica que o seu corpo deixou de viver e que ela vive agora no wired. Lain retrata a situação de dupla personalidade entre o mundo real e o mundo "Wired". O anime em si é bastante complexo

Death Note.


Death Note (em japonês: デスノート, Desu Nōto?, literalmente, "Caderno da morte") é uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Foi publicada pela revista semanal Shonen Jump, de janeiro de 2004 a maio de 2006, totalizando 108 capítulos compilados em 12 volumes. Death Note conta a história de Light Yagami, um aluno exemplar que acaba encontrando um caderno que causa a morte à pessoa cujo nome for escrito nele.

A série foi adaptada em três longa-metragens live-action pela Warner Bros japonesa, e contava a primeira saga do mangá. O primeiro filme foi lançado em 17 de Junho e o segundo em 3 de novembro de 2006 no Japão, existe um terceiro filme que se chama L Changes the World, que foca na história de L no anime. Este é um spin-off da série.

De 3 de outubro de 2006 à 26 de junho de 2007, foi ao ar no canal Nippon TV, a série de anime baseada no mangá, animada pelo estúdio Madhouse.

Também foi feita uma adaptação para uma light novel escrita por Ishin Nishio, com ilustrações de Takeshi Obata, intitulada Death Note: Another Note Los Angeles BB Renzoku Satsujin Jiken lançada em 1º de agosto de 2006 pela Shueisha.

No Brasil, a série de mangá foi publicada pela Editora JBC. O último dos doze volumes foi lançado em junho de 2008, e o especial How to Read (numerado como volume 13 na série), em agosto de 2008. O anime foi exibido pela primeira vez no Brasil em 3 de março de 2009 no canal Animax, às 22h, no bloco Terças Imperdíveis.

terça-feira, 27 de julho de 2010

One piece.


One Piece (em japonês: ワンピース, Wanpīsu, One Piece?) é uma série anime e mangá criada pelo mangaka Eiichiro Oda. A história está focada na tripulação pirata comandada pelo Capitão Monkey D. Luffy (lê-se "Ruffy", com o "R" pronunciado de forma semelhante ao "R" de "caro" em português, pois o fonema correspondente ao "L" é inexistente em japonês, e, devido a isso, no Brasil, algumas vezes opta-se por escrever e ler Ruffy). A maior ambição de Luffy é obter o maior tesouro do mundo, o One Piece e assim ocupar o posto deixado pelo finado Rei dos Piratas Gol D. Roger.

O mangá começou a ser lançado de forma seriada na edição 34 (1997) da revista Weekly Shonen Jump, publicada pela editora Shueisha, enquanto a adaptação para anime produzida pela Toei Animation estreou apenas em 1999. Eiichiro Oda originalmente planejou One Piece com duração de cinco anos,[1] e ele já havia planejado o final; contudo, a história tem continuado muito além das suas expectativas.

Sua origem vem do mangá Wanted! - Oda Eiichiro Tanpenshu, no qual Eiichiro Oda criava histórias individuais a cada capítulo. Em Romance Dawn, o 5º e último capítulo surgiu Luffy, o qual teria se tornado um pirata para seguir os passos de seu avô (do qual teria ganho seu chapéu de palha na história original). Nami também aparece, com o nome de Anne, a qual posteriormente ainda se chamaria Shiruku (no piloto de One Piece, também designado como Romance Dawn).

One Piece é recentemente o mangá mais vendido na história da Weekly Shonen Jump,[2] e é atualmente o título mais popular. Em 2009, Shueisha anunciou que vendeu 176 milhões de volumes do manga One Piece até agora, tornando-se o mangá mais vendido na história. No último ranking dos top 100 Animes da TV Asahi, One Piece conseguiu ficar na 6ª colocação. O volume 23 (equivalente ao 46 no Brasil) do mangá One Piece foi a revista de maior vendagem no Japão de todos os tempos, antes da publicação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe[carece de fontes?]. O mangá atingiu 585 capítulos até o presente momento nos lançamentos semanais.

One Piece foi o mangá mais vendido de 2007, em 2008, com mais de 5.956.540 de cópias vendidas, tendo novamente o título do best-seller. Até meados de 2009, Volume 53, One Piece, vendeu mais de 1.801.877 cópias. Em um exame em 2008 pela Oricon, os japoneses votaram em One Piece, como a manga mais interessante. One Piece, foi a série mais baixado japonês em julho de 2008, por BitTorrent.

One Piece também mostra sua força no sistema de votação chamado Toc Weekly Shonen Jump onde os japoneses elegem os 20 melhores mangás referentes aos capitulos.Nos ultimos 2 anos One Piece não saiu do top 3 nestas votações.

Em Portugal, a série de anime já foi transmitida pela SIC, no horário de late night até ao episódio 130 e estava a ser transmitida de novo na SIC Radical no seu horário de anime que passou até ao episódio 102. No Brasil, foi lançada a série em mangá pela Editora Conrad e foi transmitido pelo Cartoon Network. Na TV aberta foi exibido a versão censurada pela 4kids no sbt.

Hunter × Hunter.


Hunter x Hunter (em japonês: ハンター×ハンター, hanta hanta?) é uma série de mangá e de anime do autor Yoshihiro Togashi (criador de Yu Yu Hakusho e Level E), e é publicada na revista Shonen Jump, da editora Shueisha. Atualmente tem 27 volumes encadernados no formato tankoubon. A série animada é produzida pela Nippon Animation em 62 episódios no formato tv e 3 OVA. Também ganhou um teatro musical em 2001, interpretado pelos dubladores dos personagens.

Hunter x Hunter conta a história de Gon, Leorio, Kurapika e Killua, que se encontram quando iam fazer o exame para se tornar um Hunter (caçador em inglês), um exame difícil com provas sobre-humanas com o objetivo de verificar se o examinado realmente é apto para se tornar um Hunter. Na sequência são mostrados os encontros e desencontros dos quatro amigos enquanto o autor mostra um pouco mais do imenso mundo que ele próprio criou, misturando RPG, Aventura e Ação.

Elfen Lied.


Elfen Lied (em japonês: エルフェンリート, Erufen Rīto?) é uma série japonesa de mangás criada pelo Mangaka Lynn Okamoto. Uma adaptação da série para a televisão de 13 episódios foi criada pela ARMS e divulgada na TV Tokyo entre julho e outubro de 2004. O anime teve início antes de o mangá estar completo; como resultado, a trama é diferente entre as duas versões, especialmente quanto ao fim da história. Em 2005, uma OVA especial foi lançada, cuja história se encaixa entre os episódios 10 e 11 do anime.

Elfen Lied gira em torno das interações, ideias, emoções e discriminações entre humanos e Diclonius, uma espécie mutante parecida com os humanos na forma, mas distinguíveis por dois chifres na cabeça e pelos "vectors", braços transparentes controlados mentalmente que têm o poder de manipular e cortar objetos dentro do alcance. A série é focada na jovem Diclonius "Lucy", que foi rejeitada pelos humanos e consequentemente alimenta uma vingança contra eles.

Zatch Bell.


Zatch Bell (金色のガッシュベル!! Konjiki no Gash Bell!! no original) é um mangá criado por Makoto Raiku em 2001. Foi adaptado para anime em 2003 pela Toei Animation. Foram criados depois dois filmes, Konjiki no Gash Bell: 101 Banme no Mamono e Konjiki no Gash Bell!!: Attack of the Mechavulcan.

Zatch Bell foi exibida no Brasil no canal Cartoon Network (por assinatura).

Outras emissoras também compraram os direitos de transmissão. A America TV do Peru comprou 52 episódios de "Zatch Bell!". E a Televideo Services comprou a série para exibição na Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Paraguai e Honduras.

Naruto.


Naruto (em japonês: ナルト, Naruto?) é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu uma adaptação para desenho animado em 2002 produzida pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo, seguida de Naruto: Shippuuden (Crônicas de um Furacão) em fevereiro de 2007, correspondente à segunda parte do mangá.
Naruto foi lançado na revista da Shueisha Weekly Shonen Jump em 1999. Os primeiros 238 capítulos são conhecidos como "Parte 1", e constituem a primeira parte da história de Naruto. Os capítulos 239 a 244 são uma série rasengangaiden focalizando o histórico do personagem Hatake Kakashi. Todos os capítulos subsequentes pertencem a "Parte 2", que continua a história, se passando três anos depois.
(Dentre as séries desse anime eu recomendo o Naruto Sippuden).

Hellsing.


Hellsing (em japonês: ヘルシング, Herushingu?) é uma série de mangás lançada em 1997 por Kouta Hirano. O enredo passa-se na Inglaterra em 1999, que, ameaçada por criaturas sobrenaturais, é protegida pela Ordem Real dos Cavaleiros Protestantes, a Organização Hellsing. Fundada e comandada pela família Hellsing há mais de 100 anos, a organização secreta é especializada em combater seres das trevas. Liderada por Sir Integra Fairbrook Wingates Hellsing, dentre seus subordinados estão o mordomo e ex-combatente Walter C. Donez, a novata Ceras Victoria e o poderoso vampiro Alucard. Nesse cenário, um conflito entre os protestantes da Hellsing e os católicos da Seção XIII do Vaticano, adiciona-se o renascimento de um velho inimigo, o grupo Millennium, responsável pela criação artificial de vampiros que propagam por todo Reino Unido. Millennium (fictício) foi um grupo, formado por vários oficiais da SS (Schutzstaffel), a elite das tropas nazistas. Destinava-se à pesquisa de vampiros, para que estes fossem usados em batalha pela Alemanha Nazista na 2ª Guerra Mundial.